• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Orientar os prefeitos para evitar erros "grosseiros e primários" que prejudicam as administrações públicas. Eleito presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) nesta terça-feira, 08, o prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal (PSB), assume o cargo prevendo um ano de dificuldades. Daí a necessidade de organizar as gestões municipais.

 

Segundo prefeito, 2013 "será o pior ano para a administração pública municipal". O cenário que traz recessão econômica mundial, queda de receitas e a estiagem forçará as prefeituras a melhorarem o planejamento.

 

"Por isso vamos orientar os prefeitos a trabalhar baseados na receita de 2012, para que não ocorram surpresas no final do ano. Não podemos permitir que aconteçam erros do passado, como o bloqueio de contas dos municípios, prefeituras com saldo de caixa elevado", diz o representante dos prefeitos.

 

Na gestão da APPM, Arinaldo pretende melhorar o assessoramento dos municípios, monitorando a situação econômica e administrativa de cada região em parceria com os órgãos de controle. A comunicação é outra prioridade do prefeito. Ele quer ampliar a divulgação das cidades. "Geralmente são mais divulgados os aspectos negativos, então a gente quer mostrar e promover os lados positivos", explica.

 

Para agilizar a assistência aos municípios em situações de crise - como enchentes e secas prolongadas -, a APPM vai buscar um assento permanente no Conselho Estadual de Defesa Civil. "A gente quer que a entidade tenha uma pessoa em definitivo dentro da Secretaria de Defesa Civil", projeta. Esse assessor, nos planos do prefeito, tratará de questões relacionadas a decretos de emergência, avaliações de danos e liberação de recursos para os municípios castigados por ocorrências naturais.

 

presidenteappm09012013

 

Portal O Dia