O processo de posse dos suplentes e deputados efetivos, que ocuparão as vagas deixadas pelos eleitos no último pleito, só deverá ser concluído na próxima semana, quando todos os trâmites legais forem observados. As explicações sobre o processo foram dadas hoje (2) pelo próprio presidente da Casa, Themístocles Filho (PMDB), durante solenidade de posse da deputada Amparo Landim.
“Após a renúncia e posse de Firmino convocamos a Amparo.Hoje o deputado Luciano Nunes toma posse como secretário de Teresina e se afasta da Assembleia oficialmente.Aí encaminhamos ofício ao seu suplente, e assim sucessivamente, e conforme os ofícios forem respondidos damos a posse ao novo parlamentar”, explicou.
O próximo ofício será enviado ao vereador Edvaldo Marques (PSB), próximo suplente na linha sucessória. “Aguardamos a resposta dele e conforme seja, aí é que enviamos ofício ao suplente seguinte, que é o prefeito eleito de Floriano. Somente após a resposta oficial dele é que podemos convocar o outro suplente, que no caso é o neurologista Chico Ramos”, acrescentou Themístocles Filho.
Além de Amparo Paes Landim, também deve ser efetivado o deputado Mauro Tapety (PMDB), que hoje está na condição de suplente. Ele entra na vaga deixada com a eleição de Kleber Eulálio (PMDB) para prefeito de Picos. Já a convocação do vereador de Teresina, Edvaldo Marques se deve à abertura de vaga de suplente deixada pelo prefeito eleito de Piripiri, Odival Andrade (PSB).
Na linha sucessória da coligação estão Edvaldo Marques, reeleito vereador e Gilberto Júnior (PSB), eleito prefeito de Floriano. Somente após a resposta ao ofício da Mesa Diretora da é que a Assembleia pode comunicar ao terceiro suplente a existência da vaga.
piauinoticias.com
Com informações da Alepi
IMAGEM: piauinoticias.com