A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado, a Piauí Fomento, teve, em 2012, um crescimento de mais de 300% nos recursos investidos. A aplicação dos recursos chegou a R$ 1,5 milhão, que foram distribuídos em nove linhas de créditos, atendendo, de forma específica, vários setores.
A aplicação dos recursos é voltada para os micros e pequenos empreendimentos que têm uma capacidade maior de geração de emprego por volume de recursos investidos. No último ano, com a aplicação desse R$ 1,5 milhão, foram proporcionados cerca de 400 empregos diretos e indiretos, além de melhoria na renda de mais de 90 empreendedores.
A política de crédito está voltada para o atendimento aos setores de agronegócio, indústria, comércio, serviços, piscicultura e turismo. Através das linhas de créditos, o Governo do Estado consegue estimular o crescimento econômico e a geração de emprego e renda dentro dos empreendimentos locais.
A interiorização desses investimentos é um dos objetivos do Governo do Estado. Em 2012, foram realizados financiamentos nas cidades de Barras, Demerval Lobão, Elesbão Veloso, José de Freitas, Lagoa Alegre, Luzilândia e Marcolândia. A Agência tem mantido contato com os demais órgãos do Estado, visando ampliar sua atuação para todo o Piauí.
govpi