• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

guardiãoAs 30 câmeras de videomonitoramento espalhadas pelos pontos estratégicos de Teresina, bem como pelas ruas mais movimentadas da capital, tem agilizado os atendimentos da Polícia Militar junto à população. Conhecido como Guardião Eletrônico, o sistema de monitoramento de imagens da Polícia repercute em mais benefícios para a articulação da segurança pública: o aumento do número de policiais nas ruas.

 

Com base em estimativas do Comando Geral da PM, cada câmera corresponde à dispensa de visualização de dez policiais, os quais são remanejados para a ronda nas ruas e outras funções.

 

Major Edson Júnior, chefe do Centro de Monitoramento e Controle Operacional da PM, ressalta que as câmeras atendem, principalmente, às ocorrências de trânsito em vias de grande movimentação. Enquanto nas ruas de menor movimento, a inibição da criminalidade é o foco. Um exemplo disso é o Centro da cidade, que atualmente concentra a ocorrência de crimes como roubo, uso de drogas, entre outros. Os atendimentos acionados pelo Guardião Eletrônico têm prioridade, pois não há necessidade de gerar a ocorrência e nem ir para fila de espera.

 

“As câmeras funcionam primeiramente como um meio pedagógico, pois as pessoas se inibem na presença das câmeras, evitando assim as pequenas infrações. Outra garantia dessas câmeras é o controle nas BRs. Um carro quando roubado, são passadas todas as características do veículo para quem opera as câmeras, que passa a acompanhar até as placas, pois o alcance da câmera é de até 600 metros”, explica o major.

 

Expansão do Guardião para outros municípios

 

O Governo do Estado pretende levar o projeto do Guardião para os municípios com mais de 40 mil habitantes, em conjunto com a expansão do Ronda Cidadão. Atualmente, as cidades de Picos e Parnaíba já possuem câmeras de videomonitoramento, devendo ser expandido para Picos, Floriano e Piripiri. “O processo para aquisição das câmeras já está formalizado, sendo que a instalação desses equipamentos está prevista para o primeiro semestre de 2013”, relata major Edson Júnior.

 

O índice de atendimentos do Guardião Eletrônico é de 150 ocorrências por mês só na capital. Os casos de maior frequência são: acidente de trânsito com e sem vítimas, imprudência, uso e tráfico de drogas. Somente em 2012, a central contabilizou 697 atendimentos e solicitações feitas a partir do guardião eletrônico. Foram levados em conta os meses de junho a outubro.

 

Confira os números:

Junho - 178

Julho - 130

Agosto - 151

Setembro - 131

Outubro - 107

 

govpi