O relatório final do Orçamento Geral do Estado para o exercício de 2013 foi aprovado em plenário. A proposta foi aprovada depois de várias negociações entre os poderes. O relator da matéria, deputado Gustavo Neiva (PSB) ressaltou em discurso que várias evoluções foram registradas, entre os avanços ele ressaltou o aumento no percentual de recursos destinados para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) que cresceu 25% em relação a 2012. Gustavo disse que o papel da Assembleia foi cumprido.
“Fizemos o possível e sabemos que existem as demandas dos poderes, quero aqui enaltecer o nível das discussões, foram debates republicanos, todos colocaram mesa suas necessidades, Tribunal de Justiça, TCE, Ministério Público, Uespi, e nós ouvimos a todos e tentamos intermediar essa negociação da melhor forma possível”, afirmou o deputado. O relatório do deputado foi aprovado na sessão de ontem, 19, na qual mais 46 matérias foram aprovadas.
Gustavo Neiva destacou ainda a aprovação da emenda de autoria do deputado Firmino Filho (PSDB) que reduziu de 25% para 20% o limite de suplementação ao Orçamento que pode ser efetuado pelo Governo do Estado. “Esse percentual já havia sido reduzido por uma emenda, também do deputado Firmino no ano passado de 30% para 25% e agora será reduzido para 20%. Isso mostra que cada vez mais o orçamento está ficando próximo da realidade”, afirmou.
Alepi