A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas apresentou, na última quinta-feira (13), todas as ações realizadas no ano de 2012 aos membros do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado do Piauí (CEPD- PI), do qual também faz parte. Foram divulgadas também as metas para o ano de 2013. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) e contou com a presença de membros do Conselho.
Na ocasião, o Gerente de Políticas Públicas sobre Drogas da CEDrogas, Ricardo Cruz, explanou aos presentes que entre fevereiro a novembro deste ano, o órgão planejou e concretizou ações alinhadas com a Política Nacional sobre Drogas nos eixos acolhimento e prevenção, como por exemplo, a reforma dos antigos Centros Sociais Urbanos (CSU) dos bairros Matadouro (zona norte), que terá capacidade para 30 usuários do sexo masculino, e Cidade Jardim (zona leste), que atenderá 25 mulheres.
Os locais passam a se chamar Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida e terão caráter residencial e contarão com uma equipe multiprofissional, como assistentes sociais e psicólogos. O objetivo será atender pessoas em situações de riscos que perderam vínculos com a família e com a sociedade. A entrega dos Espaços está prevista para o mês de janeiro. Outro antigo CSU que passará por reforma será o do bairro Ilhotas, que já foi licitado e tem previsão para reforma no 1º semestre de 2013.
O gerente também explicou a importância da pactuação feita pelo Governo do Estado do Piauí em julho deste ano ao plano do Governo Federal, “Crack, é Possível Vencer”. A Coordenadoria é o órgão que está gerindo o plano no Estado.
Além destas ações, foram realizadas iniciativas de capacitações em municípios do Estado, seminários para discutir a problemática do uso abusivo do álcool, a Semana Estadual e Atenção e Prevenção ao Usuário de Drogas, realizado em junho, na Praça da Bandeira, quando foi possível juntar entidades sociais e órgãos do Governo que auxiliem na no tratamento destas pessoas.
Também foi executado o Projeto Abrace a Vida – Desafio de Transformação, entre março e agosto, que unia vários grupos de alguns municípios do Piauí visando um mesmo objetivo: ganhar o prêmio de revitalizar o seu bairro ou sua comunidade, mostrando os problemas sociais e apontando soluções a partir de tarefas organizadas pela CEDrogas. Ao final eram somatizados os pontos de cada equipe e a melhor levaria um cheque para por em prática o seu projeto junto com moradores.
A Coordenadoria também investiu em ações de educação. Parcerias e convênios foram firmados com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) na área da pesquisa sobre o perfil de usuários de drogas em Teresina, que já teve início neste semestre. Também foi acordada com a Instituição a criação de cursos e especialização sobre o assunto. Elas estão previstas para começar no ano de 2013.
A gestora da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, Zita Vilar, destaca que todas estas ações foram voltadas para a sociedade veja as drogas com um novo olhar. “O intuito da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas é criar um novo olhar para as drogas, que o usuário seja visto como um ser humano e que a idéia de guerra contra as drogas acabe”.
Piaui