O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí, implantou nesta sexta-feira (14), o PJe-JT (Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho), na Vara do Trabalho de Piripiri, município localizado a 168 km da ao norte de Teresina. Com isso, o TRT/PI cumpre a meta estabelecida pelo CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho) de implantar o sistema em 10% das unidades do órgão em 2012.
A Vara do Trabalho de Piripiri fez um mutirão para virtualizar todos os processos físicos existentes e passa ser a segunda unidade da Justiça do Trabalho do Piauí totalmente eletrônica, sem papel, acessível 24 horas por dia, 365 dias por ano, de qualquer lugar do
planeta, através da internet, trazendo mais comodidade a todos os operadores do direito e jurisdicionados, celeridade da Justiça e respeito ao meio ambiente. A primeira Vara do Trabalho do Piauí totalmente eletrônica foi a de Valença, que já foi instalada nesses moldes, em julho de 2012.
“A partir de hoje (14) a tramitação de todas as novas ações trabalhistas aforadas nesta unidade judiciária serão processadas exclusivamente por intermédio do PJe-JT, sendo vedada a utilização de sistemas como e-DOC ou qualquer outro de peticionamento eletrônico”, afirma Tibério Villar, juiz titular da Vara do Trabalho de Piripiri.
“Com a virtualização de todos os processos físicos em trâmite na Vara do Trabalho de Piripiri, o Sistema de Acompanhamento Processual Trabalhista (APT Virtual), nosso primeiro sistema eletrônico, será utilizado apenas para a conclusão dos processos antigos”, explica o juiz Tibério Villar.
EXPANSÃO
A agenda de instalação do PJe-JT no Piauí prevê para janeiro a implantação na nova Vara de Uruçuí, que será inaugurada na mesma data, e para março nas quatro Varas de Teresina.
Robson Costa | Jornalista