• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

cisternas copiarO programa Água para Todos já instalou cerca de duas mil cisternas em sete municípios do Piauí. No total, serão 3.572 novos equipamentos instalados na região do Semiárido, que se somarão a outras 10,8 mil de responsabilidade do Governo do Estado.

 

As cisternas do Água para Todos estão sendo instaladas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), e já atendem os municípios de Conceição do Canindé, Flores do Piauí, Itaueira, Nazaré, Paulistana, São Miguel do Tapuio e Valença do Piauí. As cisternas são de polietileno. Somadas, são 1.966 equipamentos.

 

Já o Governo do Estado, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), vai investir R$ 26 milhões na construção das 10,8 mil cisternas, que atenderão cerca de 54 mil pessoas na região mais seca do Piauí.

 

Segundo o projeto a ser executado pela Diretoria de Convivência com a Seca do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), serão construídas 3,8 mil cisternas de placas com  capacidade para 52 mil litros de água e outras 7 mil cisternas tipo calçadão, com capacidade para 16 mil litros.

 

A cisterna de placas é um tipo de reservatório cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de água das chuvas, aproveitadas a partir de seu escoamento nos telhados das casas, através de calhas de zinco ou PVC. A água armazenada fica protegida da evaporação e das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas. Já a cisterna calçadão, permite o uso da água para produção.

 

govpi