O programa Água para Todos já instalou cerca de duas mil cisternas em sete municípios do Piauí. No total, serão 3.572 novos equipamentos instalados na região do Semiárido, que se somarão a outras 10,8 mil de responsabilidade do Governo do Estado.
As cisternas do Água para Todos estão sendo instaladas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), e já atendem os municípios de Conceição do Canindé, Flores do Piauí, Itaueira, Nazaré, Paulistana, São Miguel do Tapuio e Valença do Piauí. As cisternas são de polietileno. Somadas, são 1.966 equipamentos.
Já o Governo do Estado, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), vai investir R$ 26 milhões na construção das 10,8 mil cisternas, que atenderão cerca de 54 mil pessoas na região mais seca do Piauí.
Segundo o projeto a ser executado pela Diretoria de Convivência com a Seca do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), serão construídas 3,8 mil cisternas de placas com capacidade para 52 mil litros de água e outras 7 mil cisternas tipo calçadão, com capacidade para 16 mil litros.
A cisterna de placas é um tipo de reservatório cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de água das chuvas, aproveitadas a partir de seu escoamento nos telhados das casas, através de calhas de zinco ou PVC. A água armazenada fica protegida da evaporação e das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas. Já a cisterna calçadão, permite o uso da água para produção.
govpi