• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

 

O governador Wilson Martins declarou nesta terça-feira (27), após solenidade de premiação de paratletas piauienses no Palácio de Karnak, que a concessão de 30% dos serviços da Agespisa para a iniciativa privada irá universalizar o acesso de qualidade a água e esgotamento sanitário em Teresina.

 

“Esse é um modelo moderno que vem sendo adotado com sucesso em estados como Pernambuco. Hoje temos perdas consideráveis e essa delegação possibilitará dar maior eficiência a essa área. Esse é um projeto piloto, mas o principal é que as pessoas possam ter água na torneira, com a qualidade que se precisa”, disse o governador Wilson Martins.

 wilsonagespisa27112012

O anúncio da delegação foi feita pelo presidente da Agespisa, Raimundo Neto, nesta terça-feira. A proposta é dar celeridade ao processo de universalização do saneamento básico em Teresina. Inicialmente, o projeto será desenvolvido nos bairros que compõem o Grande Dirceu, na zona Sudeste, e na grande Santa Maria da Codipi, na zona Norte da capital. A perspectiva é de que em oito anos a cobertura do esgotamento sanitário suba de 17% para cerca de 100%.

 

“Vamos fazer uma concessão, como o que é feito entre a Prefeitura de Teresina e a Agespisa. O que importa é a garantia da qualidade do abastecimento de água e do saneamento básico da cidade. Queremos a universalização do abastecimento e água e do esgotamento sanitário com qualidade”, argumentou Wilson Martins. A empresa acumula um déficit financeiro de aproximadamente R$ 1 bilhão, o que inviabiliza a realização dos investimentos necessários para a universalização do sistema de saneamento básico da capital.

 

Segundo o presidente da Agespisa, a empresa ganhadora do processo licitatório que deverá ser aberto para a delegação do serviço terá contrato de 35 anos, sendo responsável pela implantação, operação e manutenção dos sistemas de água e esgoto no Grande Dirceu e na Grande Santa Maria da Codipi.

 

Piauí