O Piauí contará, brevemente, com um Fórum Permanente de Discussão sobre os Recursos Hídricos. A decisão foi tomada nessa segunda-feira, 12, durante reunião realizada na sede da Funasa, para discutir sobre a segurança hídrica do Estado.

 

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, foi o primeiro a realizar uma explanação das ações que estão ou serão desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). Ele destacou que a oferta anual de água no estado é 17,95 bilhões de m³ de água, mas que há uma má distribuição. Ele enfatizou, ainda, que potencialidade é de 4,52 bilhões de m³/ano e explotável é de 2,86 bilhões de m³/ano.

 

Durante a apresentação, o secretário apresentou meios para combater os efeitos da seca, destacando a regularização da oferta com o aumento da capacidade de armazenamento e o equilíbrio na distribuição da oferta com a integração de bacias e a transposição. Para Dalton Macambira, é preciso e continuar com a construção de sistemas adutores e operação de reservatórios.

 

A Semar informou aos deputados e autoridades presentes à reunião, os instrumentos técnicos para viabilização hídrica, destacando o Plano Estadual de Recursos Hídricos, enfatizando o monitoramento pluviométrico, monitoramento fluviométrico, monitoramento quali-quantitativo, cadastro, licenciamento e outorga. Na área de gestão compartilhada, o secretário Dalton Macambira falou dos comitês de bacias e as comissões gestoras de barragens.

 

Integração de Bacias e Transposição que tem como finalidade a interligação de todas as barragens do Semiárido para garantir a segurança hídrica do Estado. “Com a integração estaremos trabalhando com sete barragens já existentes e iremos construir mais 30 de pequeno e médio porte, com captação de água em Sobradinho. A intenção é abastecer o Semiárido e perenizar os rios”, disse Macambira.

 

A reunião foi organizada pela bancada federal, coordenada pelo senador João Vicente Claudino (PTB), que iniciou as discussões ressaltando que o problema da falta de água em algumas regiões do estado é algo secular, mas que acredita no empenho de todos para buscar soluções imediatas para combate à seca.

 

 

govpi