Na quinta-feira, 18, foi realizada a primeira rodada de negociação entre os representantes das classes de empregados e empregadores do comércio local. A Convenção Coletiva de Trabalho que ocorre anualmente nesse período e reúne cerca de vinte pessoas em discussões sobre as cláusulas que são elaboradas foi movimentada e praticamente todas as pessoas presentes se posicionaram de alguma forma.
Algumas datas em que os empregados tem o dia de folga, bem como a questão salarial, foram o foco das discussões. O líder sindical Antonio José de Sousa (Toinho) disse que uma das questões que a classe não concordou foi o reajuste salarial. “A contraproposta da classe patronal não condiz com a realidade do comércio local e ficamos um pouco preocupados, mas sentimos que iremos ter um avanço nas próximas negociações”, disse o sindicalista.
Para o presidente do Sindicato Lojista, empresário Conegundes Oliveira, é necessário que se avalie todas as cláusulas e que sejam tratadas com muita atenção as questões a serem discutidas. “Esse primeiro momento foi para se apresentar as contrapostas em respostas a minuta proposta inicial da classe trabalhadora, no entanto, estamos trabalhando num curto espaço de tempo, mas na data já anunciada e esperamos que tudo se revolva sem trantornos para as partes envolvidass”, disse o empresário.
A próxima reunião da Convenção Coletiva de Trabalho será na segunda-feira, 29, e mais uma vez deve contar com presenças de integrantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Deste a primeira reunião na semana passada que lideres das duas classes vem se reunindo com pessoas ligadas as suas bases sindicais.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com