Democracia, participação, confiança, credibilidade, foram as palavras que mais se destacaram nas falas dos advogados de Floriano que compareceram ao jantar de apoio à candidatura do advogado Willian Guimarães à presidência da OAB/PI no próximo dia 20 de novembro. O evento aconteceu no restaurante Aeroporto Velho e contou com a presença de profissionais das mais variadas áreas do Direito, entre advogados mais experientes, jovens em início de carreira e professores, que puderam assistir um vídeo sobre as mudanças ocorridas na OAB e um balanço das principais conquistas da Instituição nos últimos 6 anos.
O advogado Norberto Campelo, Conselheiro Federal e ex-presidente da OAB, e o atual presidente, Sigifroi Moreno, deram início aos pronunciamentos. Os dois destacaram os trabalhos realizados à frente da instituição e, especialmente, o poder que cada advogado tem de contribuir com o fortalecimento da OAB, a partir do momento que ele se dispõe a trabalhar e participar do dia-a-dia da instituição de forma mais efetiva, através dos conselhos, das comissões temáticas e de outras atividades que a Ordem promove e que está aberta à participação de todos. “Nós não podemos nos confundir com a própria Instituição e cada um de nós, indistintamente, tem a oportunidade de dar a sua contribuição, de oxigenar, e renovar a OAB para que ela continue sempre forte e atuante”, disse Sigifroi Moreno.
Ao apresentar o nome do advogado Willian Guimarães para a presidência da OAB, Sigifroi Moreno destacou: “Willian Guimarães tem a experiência de mais de 20 anos de militância como advogado e por isto, consegue reunir credibilidade e confiança, dois predicados fundamentais e essenciais que fazem dele o melhor nome para gerir a OAB nos próximos três anos”.
Gestão democrática e participativa
Durante o jantar, os advogados também tiveram a oportunidade de falar e expor suas impressões, além de apresentar propostas. O atual presidente da subseção da OAB de Floriano, Emanuel Pereira, elogiou o modelo de gestão democrática e participativa que a OAB/PI vive desde o início da gestão de Norberto Campelo. “Cada eleição é uma emoção, uma responsabilidade que o advogado assume com a classe, com a instituição e com a sociedade. Saldo este momento de democracia que a OAB vive e que, temos que reconhecer, foi um trabalho iniciado por este grupo”, declarou, atribuindo a Norberto Campelo as qualidades de lutador e desbravador. “Foi ele que deu início a uma administração grandiosa e nunca se envaideceu com o cargo de presidente. O mesmo se pode dizer de Sigifroi Moreno, que continuou este trabalho de valorização da Instituição”, destacou Emanuel, ressaltando ser “este sentimento de democracia e participação o grande legado deixado pelas duas gestões e que prevalecerá na gestão de Willian Guimarães”.
A advogada Isabel Carvalho, ressaltou o papel da mulher advogada e a oportunidade que todos os advogados, independente de sexo, têm de representar a sua classe nos municípios. Isabel também chamou a atenção para a valorização do jovem advogado e sua importância para o futuro da OAB, daí a necessidade de defesa junto ao Congresso Nacional de redução da cláusula de barreiras para 3 anos de inscrição, uma proposta apresentada pelo Movimento CONFIOAB, que dar oportunidade para todos os advogados, especialmente, os jovens de participar do Conselho da OAB. “Advocacia é, acima de tudo, relacionamento e é sempre muito bom compartilhar ideias e experiências“, concluiu.
Outro que também fez uso da palavra foi o advogado Osório Filho, que destacou o trabalho da OAB na luta em defesa das prerrogativas dos advogados. “Reconhecemos que a advocacia piauiense ganhou destaque, sobretudo no respeito às suas prerrogativas. Mas esta é uma luta incansável e devemos continuar defendendo esta bandeira que não é só nossa, mas também da sociedade”, disse Osório Filho.
Sobre o assunto, o advogado Willian Guimarães explicou que a Comissão entrará numa fase de segmentação. “Nossa ideia é segmentar a atuação da Comissão por área, porque são questões muito específicas, com problemas próprios e que por isso exigem, também, tratamento diferenciado. Vamos tornar a Comissão de Prerrogativas, a super comissão da Ordem”, disse, ressaltando que todas as subseções da OAB no Estado deverão ter um representante dentro das Comissões, especialmente a Comissão de Prerrogativas.
Ana Cristina Guedes
Jornalista, assessora de imprensa
telefone: 86-9828-4070
twitter: @cguedesana
facebook: anacristina.guedes
skype:anacguedes1
msn: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.m
Da redação
IMAGENS: Assessoria