Falhas nos equipamentos de urnas biométricas estão causando grande atraso de votação em cinco municípios do Piauí. O problema se deu porque o leitor óptico das urnas está lento e, muitas vezes, não consegue fazer a identificação da impressão digital dos eleitores.
No Piauí, os municípios de Picos, Floriano e Francisco Santos, na região Sul e Piripiri e Piracuruca, na região Norte, receberam urnas biométricas nestas eleições. Na urna biométrica, além da apresentação de documentos como o título de eleitor, o votante deve passar pelo processo de leitura digital através do contato do dedo com o equipamento.
Apuração
Apenas dos pequenos problemas com os equipamentos, o Tribunal Regional Eleitoral garante que não ocorrerá grandes atrasos na apuração dos votos.
O secretário de Tecnologia de Informação do TRE, Anderson Lima estima que o primeiro boletim com dados da votação deve ser divulgado as 17:15h. O resultado deve ser totalizado às 22 horas.
Substituições
Até agora, 28 urnas eletrônicas foram substituídas no Piauí, mas a eleição continua 100% eletrônica em todo o estado. Na capital, cinco apresentaram problemas técnicos e nos municípios, 14. O Tribunal Regional Eleitoral disponibilizou 1261 urnas extras para garantir que as eleições ocorressem tranquilamente.
Também foi registrado baixo comparecimento de eleitorado aos locais de votação do Piauí. Com este fato, é esperado que o encerramento do processo aconteça às 17:00h, como previsto em todo o Brasil. Os números de abstenção de votos serão divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral ao final do horário de votação.
TRE