• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

 

Com o intuito de proteger, principalmente, as cabeceiras do rio Parnaíba, considerada uma área de grande biodiversidade, o governador Wilson Martins assinou na tarde dessa quinta-feira (20), durante audiência pública no município de Corrente, a ordem de serviço para demarcação do Parque Nacional das Nascentes do rio Parnaíba. O convênio será executado através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

 

Para o governador Wilson Martins, o início da implantação do Parque Nacional das Nascentes é uma das maiores realizações de seu Governo, visto que o crescimento socioeconômico só pode ser festejado mediante a preservação das riquezas naturais de um povo. “Vou liberar todos os recursos necessários para que este projeto se concretize, além de entender que a preservação do meio ambiente deve ser um valor cultivado nas crianças desde os primeiros anos escolares. Daí defendermos que as escolas devem, cada vez mais, incluir as discussões ambientais como prioridade de ensino”, refletiu.

 

A partir de então, equipes de pesquisadores da empresa Geoplan realizarão visitas à população que vive no entorno das nascentes, a fim de realizar a demarcação topográfica, levantamento cadastral físico, agrícola e jurídico, regularização fundiária, bem como executar ações de educação ambiental e de comunicação social nos municípios que fazem parte do parque.

 

“A população que vive no entorno das nascentes equivale a quase 730 mil hectares, sendo de suma importância a conscientização destas em relação à importância da preservação de nosso patrimônio ambiental”, enfatiza Dalton Macambira, secretário estadual do Meio Ambiente. Segundo ele, apesar do parque possuir terras nos estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia, a maior parte dele está localizado em terras piauienses, inclusive a nascente do rio Parnaíba. “O Piauí possui 47% deste patrimônio”, completa.


O convênio entre a Codevasf e a Semar envolve um montante que ultrapassa os R$ 4,5 milhões, devendo o processo de demarcação ser executado em sua completude nos próximos 18 meses. Dentro das ações de educação ambiental, todas as comunidades receberão cursos que abordem a temática do Meio Ambiente para entender melhor a importância do parque e a necessidade de preservar os recursos naturais.

 

Fazem parte do Parque Nacional das Nascentes do rio Parnaíba trechos dos seguintes municípios: Corrente, Barreirinhas, São Gonçalo, Parnaguá e Gilbués. Durante a audiência pública também estiveram presentes representantes do Instituto Chico Mendes, o qual é parceiro do Governo do Estado na execução deste projeto. As audiências devem acontecer em todos os municípios que contemplam a região do parque, com o objetivo de esclarecer à população o trabalho que será realizado, assim como os benefícios que o ecoturismo pode trazer para a região.

 

Piaui