Cerca de 170 jovens dos diversos municípios do Piauí participam durante os dias 19 e 20 de setembro da II Plenária Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais. O encontro é uma realização da Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetag).
O objetivo do encontro é proporcionar aos participantes o fortalecimentos do trabalho no campo, destacando novos desafios e perspectivas para linhas de crédito, educação, qualificação e a participação da juventude na delegação da Plenária Nacional de Jovens Trabalhadores Rurais da Confederação de Trabalhadores da Agricultura Familiar (Contag), a ser realizada de 15 a 17 de outubro em Brasília.
Durante o primeiro dia do evento, representantes do poder público e organizações de jovens trabalhadores rurais, saudaram a todos os participantes com palavras de motivação, destacando a importância do evento para a juventude do campo. “É importante destacar estimar a troca de experiências entre os jovens e os palestrantes na busca pela firmação do jovem no campo”, assegura a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Fetag, Mazé Marais .
O coordenador da Juventude, Plínio Dumont, declarou que o Governo do Estado do Piauí, através da Cojuv vem se empenhando nas articulações de politicas voltadas para o jovem do campo, por meio dos Encontros de Jovens Trabalhadores Rurais, Festivais Regionais da Juventude Rural e agora com a Plenária Estadual da Juventude Rural.
Os pólos de jovens trabalhadores rurais de Campo Maior, Curimatá, Esperantina, Médio Parnaíba, Oeiras, Floriano, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Simplicio Mendes, Teresina, Valença, Vale do Gurguéia e Canto do Buríti reuniram os jovens para fomentarem discussões de politicas voltadas para o jovem no campo, durante os dois dias do encontro.
Participaram da Mesa de Abertura, o presidente da Fetag, José Evandro, a Secretária de Jovens Trabalhadores Rurais, Mazé Morais, a Assessora da Contag, Erica Galindo, a secretaria do trabalho e empreendedorismo, Larissa Maia e o coordenador Estadual da Juventude, Plínio Dumont.
Ainda durante o primeiro dia de encontro irão acontecer debates, painel de políticas públicas na perspectiva da juventude rural, socialização dos grupos, finalizando durante a uma noite cultural.
Programação
Dia 20/09
8:30h- Dinâmica de Animação;
9h- Informes e Orientações gerais sobre o Processo das Plenárias
10h- Encaminhamentos das Propostas e Escolha da Delegação do Estado para a Plenária nacional;
11:30h- Avaliação e Encerramento;
governodoestado