Centenas de pessoas, aproximadamente mil, presenciaram na noite dessa terça-feira no bairro Alto da Cruz em Floriano-PI um debate com os três candidatos a prefeito: Almir Reis (PTB) Enéas Maia (PSDB) e Gilberto Jr. (PSB). As pessoas que foram para ver os posicionamentos dos candidatos ficaram nas áreas interna e externa da Igreja da Paróquia de Santa Cruz, ao lado da praça da comunidade Alto Da Cruz. Sem regras e sem segurança no local, houve convidados que ficaram temendo problemas já que era grande o número de pessoas. O embate de perguntas e respostas estava sobre o comando do religioso Frade Franciscano frei Miguel Evaristo.
“Promovemos o debate e estava presente muitas torcidas, o povo vaiando os próprios candidatos e os candidatos são muito bem preparados, bem assessorados, mas infelizmente as torcidas proporcionaram uma gritaria, uma baixaria e não esperávamos que fosse desse jeito”, disse o frade afirmando que o objetivo era mostrar o melhor candidato e que esse sendo eleito possa de fato, administrar bem a cidade. O debate foi concluído antes do previsto.
Para o candidato Enéas Maia faltou organização e afirmou que está sempre pronto para participar de qualquer debate, qualquer evento em que possa mostrar suas idéias de melhorias para município florianense. “Precisamos modificar essas idéias de políticas viciadas que ainda vivemos em nossa cidade, é hora da mudança”, disse Enéas.
O candidato Gilberto Júnior destacou a importância do debate e disse que quando se abre espaços para a democracia as pessoas tentam confundir. “Parabenizamos o frei Miguel pela iniciativa, tivemos toda a intenção de chegar aqui e apresentar as nossas propostas, mas infelizmente se encerrou da forma como encerrou, pois parece que o candidato da situação não quis mais prosseguir e as pessoas terminaram fazendo o que fizeram. Deveríamos ter um final feliz de forma que pudéssemos fazer a conclusão do debate, mas as brigas de torcidas terminaram por fugir do controle do frei Miguel e houve encerramento não como estava previsto, mas ao final deu tudo certo graças a Deus ”, colocou o candidato Gilberto.
Para o petebista Almir Reis o início do debate foi positivo, mas do meio para o final a coordenação do mesmo perdeu o controle e afirmou que saiu prejudicado. “Foram feitas duas perguntas para o candidato Almir Reis onde os outros candidatos tiveram a participação e o Almir só teve participação em uma pergunta de candidato, então já estávamos prejudicados e foram feitas mais duas perguntas para cada candidato sendo que para Almir não foi mais direcionado nenhuma pergunta. Tínhamos combinado que seriam três perguntas para cada candidato, eles já tinham respondido as suas três e eu somente duas e ainda foi lançado a 4ª pergunta para um candidato quando na verdade essa teria que ser dirigida ao Almir que completaria a sua terceira pergunta e em seguida as considerações finais”.
Almir Reis lamentou o encerramento do debate como ocorreu, mas avaliou de forma positiva sua participação. “Tínhamos tudo para não termos vindo a esse debate por ser de uma Igreja Católica a onde um frade estaria à frente, mas estamos mostrando que somos democráticos e que com a nossa experiência iremos a qualquer debate onde quer que seja e promovido por qual entidade. Não estamos para dá desculpas e sim para mostrar nossa história de trabalho e apresentar as nossas propostas”, concluiu.
Se sentido pressionado por alguns dos participantes durante o confronto de idéias e projetos dos prefeitáveis o frade ainda chamou pela polícia, mas de acordo com informações não havia nenhum policial nas proximidades. Já nesta manhã o portal pauinoticias.com entrou em contato com o 3º BPM e houve a informação que tinha uma viatura escalada para atuar no local.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com