O processo eleitoral em Barão de Grajaú-Maranhão está ocorrendo dentro da normalidade, isso de acordo com o chefe de cartório daquele município, Rafael Vitor de Oliveira. O que tem acontecido com frequência segundo o mesmo, são as propagandas irregulares, mas que tudo está sendo apurado e julgado pelo Juiz Eleitoral da 21ª Zona.
Sobre como tem sido feita as denúncias das irregularidades o servidor disse, “a apuração das propagandas irregulares estão ocorrendo por meio de representações, algumas são iniciadas por denúncias, que são constatadas por servidores do cartório eleitoral, mediante ordem do juiz eleitoral. Após chegar ao nosso conhecimento, agente faz acompanhamento, vai lá e averigua se realmente está ocorrendo a propaganda irregular. Mais isto tem ocorrido mais com uma coligação representando a outra”.
A medida inicial para este tipo de abuso, é que feche a propaganda que está beneficiando o candidato de forma irregular. Depois é feito os autos e tendo procedência o juiz determina o pagamento de multa.
No município houve 14 candidaturas indeferidas, mas 9 recorreram essas estão aguardando o Tribunal julgar, sendo que cinco que não apresentaram recursos, perderam o prazo.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com