Aumenta a procura no Sistema Nacional de Emprego (SINE). Os empresários locais e gerentes tem procurado mais por profissionais, do que os trabalhadores para se cadastrar a procura de emprego, a informação é do coordenador regional do órgão, Carlos Eduardo Miranda.
Ele relatou que não somente tem crescido o número vagas, na área da construção civil, como também no setor do comércio, e citou, “nós temos muitas vagas e poucos profissionais cadastrados, principalmente na área da construção civil”.
De acordo com o coordenador, a falta desses profissionais se dar em virtude de grandes obras espalhadas pelo País e os trabalhadores vão em busca de trabalho fora, esquecendo-se um pouco da sua cidade natal. Ele afirmou que o Sine já está buscando junto a Secretaria do trabalho cursos profissionalizantes para ajudar essas pessoas a se qualificarem, principalmente na área da construção civil, como: pedreiro, armador e carpinteiro. O servidor está pedindo as pessoas que tem suas profissões definidas que procurem o órgão para aumentar o banco de dados para o número de vagas que está disponível.
E frisa ainda que as inscrições para qualificar mais profissionais já estão abertas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem parceria com o Colégio Agrícola de Floriano (CAF), local onde estão sendo feitas as inscrições, são quase duas mil vagas em curso, enfatizou. No final do curso o participante recebe o certificado, reconhecido pelo Mec.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com