Representantes de meios de comunicação em reunião com integrantes da Justiça Eleitoral decidiram nessa manhã de terça-feira, 7, em Floriano-PI, os horários em que estarão sendo veiculados a propaganda eleitoral gratuita, isso nos canais de rádios e televisão.
O Juiz Rodrigo Alagio (à direita), responsável pela propaganda eleitoral, foi quem presidiu a reunião e esteve presente o representante do Ministério Público, promotor Edimar Piauilino. O doutor Alagio esclareceu alguns fatores e numa entrevista ao piauinoticias.com afirmou que juiz eleitoral não é um órgão de consulta, nem de orientação, pois os tribunais tem essa competência, os juízes só decidem, disse acrescentando que legislação diz o que é, e que não é permitido, e o juiz se reserva ao direito de julgar.
E citou mais sobre o processo eleitoral em andamento, “vejo uma campanha com bom nível em Floriano, com candidatos preparados, equilibrados, bons advogados nas assessorias, a cidade tem um nível de educação excelente e acredito que os candidatos serão fiéis a essa tradição de uma política séria e com propostas”.
O tempo de cada candidato e coligações na propagando eleitoral que vai começar em 21 de agosto (terça-feira) será definido pelo número de partidos coligados, bancada no Congresso Nacional e o sistema que conforme cada coligação apresenta, ou seja, os dados são puxados do Congresso Nacional do Tribunal Superior Eleitoral já define o tempo.
Na reunião ficou definido a ordem e o horário de cada partido e coligação na TV e emissoras de rádios locais, isso, através de sorteios com representantes das empresas de comunicação e de grupos políticos. Quando foi indagado por um dos repórteres presentes na reunião sobre o direito de resposta de um candidado com outro, o juiz Rodrigo Alagio foi enfático, só quando houver ataques pessoais.
Da redação
IMAGENS: piauinoticias.com