A barragem do Vale de Poços em Itaueira-PI que fica a 9km da zona urbana está prestes a ter um acidente ambiental. O problema é que com poucas chuvas, um problema no registro da comporta e firmas que sugaram bastante água da barragem, deixaram o vale em uma situação com menos água que jamais havia acontecido desde a sua criação.
Após a construção da barragem no ano de 1986 no mesmo ano ela encheu tornando assim o Rio Itaueira perene, mesmo com a comporta aberta ainda em 86 ela encheu e sangrou. Jamais como havíamos falado todos estes anos até aqui, chegou a este estado deplorável que está chegando até a aparecer o suspiro da comporta (conforme imagem principal desta matéria).
O problema do registro da comporta já foi resolvido, mais segundo denuncias de alguns moradores, gente da prefeitura para beneficiar alguns apadrinhados deixaram o registro aberto por vários dias e estão fazendo isto constantemente. Se continuar assim várias e várias famílias que sobrevivem da pesca da barragem irão ser prejudicadas.
“No ano de 2007 para 2008 a Defesa Civil proibiu de estarem abrindo o registro desta maneira exageradamente, eles identificaram que esta abertura exagerada e indiscriminada do registro estava diminuindo o oxigênio dos peixes”, disse o produtor rural Antonio Lima.
Ainda segundo seu Antonio a Defesa Civil fez esta proibição naqueles anos que tinha muito mais água, mas imaginem agora na situação caótica que está e se continuar assim o desastre ambiental vai ser inevitável, os peixes morrerão e para repovoar novamente de peixes levará anos e anos, enfatizou.
“Eu creio que a Defesa Civil ainda não está tendo conhecimento do fato aqui, tentamos contatos com eles mais não conseguimos, esperamos que através desta matéria alguém pudesse avisá-los e eles virem aqui em Itaueira fiscalizar este problema”, finalizou.
De Itaueira - Senna