Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra nos municípios em que forem detectadas perdas de pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido, receberão a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do governo federal,, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.
O Garantia-Safra é um seguro, ou seja, uma ação de garantia de renda para as famílias agricultoras que vivem em municípios da região Nordeste, como o Piauí, por exemplo. Com ele, o agricultor familiar com renda de até 1,5 salário mínimo tem a garantia de receber o seguro, em caso de secas ou enchentes que causem a perda de pelo menos 50% da produção do município. Os recursos são provenientes do Fundo Garantia-Safra, formado por contribuições da União, estados, municípios e agricultores familiares.
Em Floriano e região de acordo com Moisés Miranda, integrante do Emater, pelo menos 43 municípios já estavam com
“O coordenador estadual do programa no Piauí informou que até o dia 30 julho, essa segunda-feira, mais de 40 municípios tinham sido autorizados a serem pagos e após o dia 8 de agosto, o repasse de pagamento seriam para as demais cidades do estado piauiense”, disse Moisés.
A Prefeitura Municipal já recebeu alguns documentos que dizem respeito às ações do programa, disse ainda o servidor do Emater. “Floriano graças a Deus está quite com relação à safra deste ano, o prefeito Joel Rodrigues na sua sensibilidade em saber das dificuldades dos agricultores já deu o seu parecer”, disse o servidor afirmando que houve um aumento no número de vagas, em mais 400 pessoas beneficiadas.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias.com