O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, comunicou à bancada do Piauí que a exploração de gás no Estado, caso as pesquisas apontem algum resultado que justifiquem o investimento em território piauiense, está atrelado também à aprovação do projeto que trata dos royalties do petróleo.
Segundo o ministro, a presidente da República, Dilma Rousseff, está preocupada com possíveis demandas judiciais que atrapalhem ainda mais a possibilidade de exploração de gás no Piauí, caso seja detectado, e em outros estados, como o Maranhão, por exemplo, uma vez que não há uma regulamentação suficiente que impeça a proliferação de ações na Justiça.
"A aprovação dos royalties é um desejo da presidente Dilma", destacou, lembrando que” tendo gás, partiremos para o gasoduto”, garantiu, "no entanto é preciso a aprovação do projeto dos royalties no Congresso Nacional", frisou. Durante a reunião, Edson Lobão autorizou o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, Marco Antonio, a agilização junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP) das perfurações no Piauí.
Pesquisas tímidas
Pesquisas já estão sendo feitas nos litorais do Piauí e Maranhão, mas de acordo com técnicos do MME ainda se deparam com a questão ambiental. A Petrobras, por exemplo, está explorando um bloco no eixo Pará-Maranhão e já anunciou boas descobertas, mas ainda insuficientes para atrair a iniciativa privada.
A reunião contou com a participação de toda a bancada federal do Piauí e ocorreu no ministério das Minas e Energia, última semana.
Portal az