• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

De acordo com a pesquisa Mensal do Comércio, promovida e divulgada nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Piauí teve o segundo maior crescimento com relação ao varejo ampliado no mês de maio de 2012.


Com a comparação de resultados nacionais, o Estado ficou apenas atrás do crescimento registrado por Roraima, com alta de 18,9% no período pesquisado. O Piauí teve alta de 13,4% em comparação com os números percebidos no mês de maio de 2011.

 

A pesquisa diz respeito ao aumento, ou queda, no desempenho com relação ao volume de vendas. O destaque ficou com o setor de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que teve alta de 3,5% na comparação de dados.

 

A atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria, com queda de 3,6%, exerceram menor influência no resultado do varejo. O volume de vendas acumulado no ano registrou variação de 2,3% e nos últimos 12 meses a taxa foi de 3,1%.

 

Dados nacionais

Em maio de 2012, o comércio varejista do país apresentou variação de -0,8% para o volume de vendas e 0,0% para a receita nominal de vendas, taxas estas em relação ao mês anterior ajustadas sazonalmente. 

 

Para o volume de vendas, este resultado reverte o sinal positivo dos dois últimos meses. A receita nominal apresenta uma acomodação após dois meses consecutivos de sinal positivo neste tipo de comparação.

 

Em relação a maio de 2011, as variações foram de 8,2% para o volume de vendas e de 10,8% na receita nominal.



cidadeverde.com