Após a visita de ontem, 04, à Associação Piauiense de Municípios, a Comissão Especial da Seca, da Assembleia Legislativa, estará às 9:00h desta quinta-feira, 05, na CPRM. De acordo com o deputado petista João de Deus, os parlamentares querem informações sobre poços tamponados no Estado e vão propor ações conjuntas com outras instituições.
“A proposta da Comissão é que se faça um mutirão pelos laudos técnicos de centenas de poços tamponados. Sem esse documento que registra a vazão e qualidade da água, mesmo que o recurso federal chegue agora para equipar esses poços, não poderá ser utilizado, pois há a exigência desse documento. Pretendemos envolver não só a CPRM, mas também técnicos da UFPI e outras instituições”, explicou João de Deus.
A deputada Belé Medeiros (PSB) disse estar muito preocupada com a falta de laudos técnicos. Ela lamenta que um equipamento tão importante para a região semi-árida, principalmente em períodos de estiagem, esteja sem uso. A presidente da Comissão parlamentar defendeu ainda a necessidade de redução na tarifa de energia para amenizar os encargos para as prefeituras.
“Em Picos, por exemplo, o custo para manter o abastecimento de água na zona rural chega a R$ 150 mil, mas poderá nos meses mais quentes do ano bater a casa dos R$ 230 mil”. A deputada Rejane Dias (PT) disse que o senador Wellington Dias está tratando deste assunto em Brasília.
O presidente da APPM, Francisco Macedo, designou dois representantes da Associação para acompanhar os trabalhos da Comissão Especial. Ele prometeu ainda enviar circular aos prefeitos em débito com o Garantia Safra para que paguem as contrapartidas, garantindo assim o benefício para os agricultores.
Com informações da Alepi