• roma.png
  • vamol.jpg

Gilberto Medeiros, diretor geral da ADH, informou que o Piauí é o 5º estado do Brasil com o maior número de contratações pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) que tem por objetivo financiar moradias aos agricultores familiares através de associações sem fins lucrativos ligadas ao meio rural.  Até o mês de maio deste ano, 1.279 unidades habitacionais foram contratadas pelo PNHR, através do Governo do Estado.


Segundo Gilberto Medeiros, cada unidade habitacional custa R$ 25 mil, sendo que uma associação tem direito a 50 casas, desde que apresente um projeto que atenda a todas as exigências do PNHR. “Na hora de contratar novas moradias, o Governo Federal é muito rigoroso, mas acho que está correto, afinal, são liberados R$ 1.280 mil para cada projeto de 50 casas. É uma verba muito alta”, afirma o técnico do PNHR, William Ferreira


Na opinião do líder comunitário, Antonio Gonçalves, do povoado Vinagreira, a burocracia às vezes desestimula as pessoas que pleiteiam essas casas, sobretudo aqueles que ainda não possuem regularização fundiária.  Gilberto Medeiros explica que, apesar disso, a construção de casas populares na zona rural do Piauí é uma realidade, graças ao PNHR. “Além do mais, a ADH está trabalhando para aumentar essas contratações”, afirma ele.
 
 
piaui