• roma.png
  • vamol.jpg

barragenssemiaridoO governador Wilson Martins autorizou na tarde dessa sexta-feira, 1º, na cidade de Simões, a 440 quilômetros de Teresina, a construção de 50 barragens de acumulação em oito municípios da região. As obras serão executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco do Parnaíba (Codevasf), num investimento superior a R$ 2,2 milhões.

 

Ainda em Simões, o governador anunciou novas obras para o município e para região, como a recuperação de estradas vicinais, a reforma de colégios e o asfaltamento de vários trechos de rodovias estaduais. Só na recuperação de estradas vicinais em Simões, foram autorizadas obras no valor de R$ 1,2 milhão.

 

Segundo Wilson Martins, serão beneficiados com as barragens de acumulação os municípios de Simões, Acauã, Betânia do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo, Lagoa do Barro, Paulistana e Queimada Nova, todas localizadas no semiárido, a região mais seca do estado.

 

O secretário de Desenvolvimento Rural, Rubens Martins, explicou que cada uma das barragens terá capacidade para acumular até 5 milhões de metros cúbicos de água e garantiu que a primeira delas começará a ser construída imediatamente na zona rural de Simões. Para terça-feira, ele anunciou a presença de uma equipe mista da SDR e da Codevasf na região,  para definir a localização das outras 49. “Este é um programa já executado pelo Governo do Estado e que a Codevasf tomou como exemplo, por ser de grande importância para o semiárido”. Ele lembrou que já foram construídas 136 barragens deste tipo no Piauí. O prefeito de Simões, Gilberto Carvalho, agradeceu ao governador pelas obras que estão sendo realizadas em seu município

 

Além do secretário Rubens Martins, acompanharam o governador os secretários de Segurança, Robert Rios, e de Educação, Átila Lira, o superintendente estadual da Codevasf,  Valdinei Amorim, o deputado estadual Kléber Eulálio e o senador Wellington Dias.


Piaui.pi.gov