A deputada estadual Liziê Coelho (PTB) esteve na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, representando o Piauí na I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga. Durante o evento, a parlamentar discutiu a integração de políticas públicas voltadas para convivência e preservação de forma sustentável do bioma. Liziê apresentou aos membros dos Estados Nordestinos e de Minas Gerais, que participaram do encontro, as propostas defendidas por instituições civis e governamentais do Piauí, que visão mudanças na relação entre o homem e a Caatinga.
O Comitê Piauiense em Defesa da Caatinga, criado ainda em outubro do ano passado e do qual a parlamentar faz parte, apresentou no evento a “Carta Piauí sobre o Bioma Caatinga na Rio + 20”, formulada após uma sequencia de reuniões, audiência pública e consultas públicas para discutir o tema. “Esse foi um encontro único pelo espaço proporcionado para se discutir os problemas da Caatinga, sempre marginalizada das discussões sobre o Meio Ambiente”, declarou.
Segundo Liziê Coelho, o resultado das discussões em Fortaleza será reunido em um documento intitulado de “Declaração da Caatinga”, que será apresentado na Rio+20. “Será a primeira vez que a preservação da Caatinga será discutida nessa conferência da ONU, onde se falava apenas em biomas com a Mata Atlântica e a Amazônia”, disse.
A próxima Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga irá ocorrer em dois anos e será o momento de se medir os avanços alcançados pelos Estados que formam esse grupo. “Os membros da Frente Parlamentar Interestadual irão realizar audiências públicas de seis em seis meses para avaliar as ações de cada Estado”, disse.
Cidade verde