Teve início nessa quinta-feira, 10, a capacitação sobre a oferta dos serviços de Proteção Social Básica por equipes volantes. O encontro, que acontece no auditório do Edifício Paulo VI, envolveu 50 municípios nesse primeiro dia, e prossegue com mais 50 nesta sexta-feira, 11.
A representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Selaide Camargo, afirma que os técnicos volantes são essenciais para garantir a proteção social. “Além de um perfil específico, esses técnicos trabalham como pontos estratégicos, por exemplo, nas hidrovias do Amazonas, onde eles passam dias viajando e enfrentando dificuldades. Aqui no Piauí, a questão da zona rural é bem semelhante. O alcance, através deles, também vai ampliar o universo da proteção social de forma tremenda”, afirmou.
A diretora de gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Emanuelle Marreiros, expôs a sistemática de trabalho que a equipe da Sasc adotou para o melhor atendimento junto aos técnicos e declarou que ainda existe um longo caminho a percorrer. “Ainda faltam muitos municípios aderirem ao BPC Escola, por exemplo. Já estamos com uma reunião marcada para os dias 29 e 30 de maio para analisar a situação do BPC nos municípios onde já atua”.
Participaram da abertura a diretora técnica da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Jamila Emérito que representou o Secretário Francisco Guedes; a diretora de gestão do Suas em exercício, Emanuelle Marreiros, a representante do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas); Maria do Socorro Cardoso; representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Márcia Silva e a representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Selaide Camargo.
governodoestado