Considerada uma das piores secas das últimas décadas, o período de estiagem deve piorar nos próximos meses, já que não há previsão de chuva. Devido esse agravante, o governador Wilson Martins se encontrará na manhã desta terça-feira, 08, às 11:30h com a presidente Dilma Rousseff para angariar recursos para o estado.
Além do Piauí, outros governantes do nordeste se reunirão com a presidente. Todos estes estados pedirão o investimento imediato dos R$ 2,73 bilhões prometido pelo Governo Federal para ações que combatam a seca.
Segundo a assessoria de comunicação do governador, além do pedido de programas de curto prazo, como carros pipas, bolsa estiagem e créditos para os agricultores, o governo busca investimento em obras de longo prazo, como o fortalecimento de estruturas hídricas para que problemas como este não seja tão sentido pelos agricultores nos anos seguintes.
Além da reunião com a presidente Dilma Rousseff, o governador participará de um encontro com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.
Professores
De acordo com a assessoria do governador, Wilson Martins ficou estarrecido com a manutenção de greve dos professores da rede estadual. Para os administradores o movimento estava com os dias contados e as aulas iriam iniciar normalmente esta semana, mas não foi o que aconteceu.
“A proposta foi construída a quatro mãos, do governo com o comando de greve. Eles saíram felizes da reunião, não sabemos o que aconteceu, ou o comando de greve não comanda ou não sei mais de nada”, disse o coordenador de comunicação do governo, Fenelon Rocha.
Ainda segundo o governo o valor proposto para os professores não tem como ser aumentado. “É o limite da responsabilidade fiscal que o governo pode assumir. Isso foi discutido abertamente com o sindicato, precisamos que eles digam o que querem, porque em uma negociação alguém tem que ceder e o governo já cedeu muitíssimo”, afirmou coordenador de comunicação.
Portal az