• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
A presidenta Dilma Rousseff anunciou em Brasília, a liberação de mais recursos do Programa Aceleração do Crescimento (PAC 2) para Teresina. A solenidade contou com a presença do prefeito Elmano Férrer, que teve os projetos do eixo Mobilidade Urbana elogiados pela presidenta. O PAC 2 contempla a capital com mais de R$ 104 milhões em obras.

 

Dilma Rousseff parabenizou o prefeito Elmano Férrer pela qualidade dos projetos apresentados por Teresina para o PAC 2. Ela afirmou que os projetos protocolados pelo prefeito para o eixo de Mobilidade Urbana têm grande importância, porque preparam a cidade para o grande salto de desenvolvimento que todo o Brasil está alcançando.


Elmano Férrer explicou que Teresina já aguardava a liberação dos recursos para as obras do PAC 2. "São obras estratégicas que tornarão mais ágil o nosso trânsito e que proporcionarão melhor qualidade de vida para as pessoas, melhores condições de mobilidade dentro de cidade que demograficamente se expande. Estamos pensando na Teresina do futuro", explicou.


O eixo Mobilidade das Grandes Cidades é destinado para municípios com mais de 700 mil habitantes e tem como prioridade de ação os transportes de massa. Cerca de R$ 32 bilhões serão destinados para essa área do PAC para todo o país.


Nos últimos 10 anos, a frota de veículos dobrou, passando de 35 milhões para 70 milhões em todo país e o que o PAC mobilidade urbana pretende é assegurar que cidades como Teresina não tenham seu crescimento urbano e econômico prejudicado. "O número de veículos novos em Teresina cresce de maneira vertiginosa. Por isso, temos que executar hoje obras de natureza estruturante cujos benefícios se estendem a longo prazo. Isso é pensar grande, pensar no futuro da cidade e das pessoas que nela vivem", assinalou o prefeito.


O PAC Mobilidade Urbana também vai influenciar a economia, gerando emprego e renda, movimentando a economia e o setor da construção civil. A projeção é que cerca de 53 milhões de pessoas sejam beneficiadas diretamente com os empreendimentos em todo o país.


O prefeito Elmano Férrer disse que a presidente Dilma Rousseff pediu que fosse discutido o novo paradigma para as cidades nas questões ambientais. Segundo Elmano, ela agradeceu a parceria dos estados e municípios em torno do programa, considerando que dois terços dos recursos são oriundos de empréstimos para os entes federativos. Apenas um terço dos recursos é do Orçamento Geral da União.


Obras - O secretário municipal de Planejamento, João Alberto Monteiro, que acompanha o prefeito Elmano Férrer em Brasília, explicou que os projetos de Teresina no PAC 2 estão divididos em quatro vertentes. "Estão previstas a construção da ponte sobre o Rio Poti, na altura da Avenida Gil Martins; a implantação de vias exclusivas para os transportes de massa; a construção de bicicletários e as desapropriações dos imóveis das áreas compreendidas pelos projetos", disse.



Semcom