Até o final do primeiro semestre a Assembleia Legislativa deverá contar com mais uma comissão técnica permanente. Trata-se da Comissão de Saúde, Educação e Cultura com apoio dos deputados João de Deus (PT), Evaldo Gomes (PT), Firmino Filho (PSDB) e Rejane Dias (PT). O projeto está em tramitação.
A ideia surgiu após a visita dos parlamentares no ano passado aos hospitais Universitário, Getúlio Vargas e da Polícia Militar com o objetivo de conhecer os problemas do setor da saúde pública no Estado do Piauí que, a exemplo de outras unidades da Federação, tem problemas muito sérios.
Os deputados da comissão que fizeram a visita aos hospitais, em 2011, deverão enviar relatório com sugestões ao setor da saúde pública do Piauí, além dos representantes do Governo Federal, em Brasília.
João de Deus participou de um encontro na última segunda-feira, 16, com representantes do Sindicato dos Empregados da Saúde Pública, em Teresina, quando apresentou o resultado de uma pesquisa sobre a situação dos hospitais à presidente do sindicato, Elisabete Duarte.
O parlamentar poderá sugerir algumas propostas de melhoramento do setor de urgência e emergência de Teresina, tais como: a reabertura do setor de urgência do Getúlio Vargas, a abertura do Hospital Universitário além da utilização de um piso do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) que estaria desocupado. A proposta, nesse último caso, é com a ampliação com novos leitos para a urgência e emergência.
Alepi