Segundo José Drummond de Carvalho, do Setor de Apoio de Logística de Oferta, da Conab, no Piauí, na média, na safra deste ano, o Piauí já terá uma produtividade maior que a do Maranhão e apresentará um crescimento em torno de 17,9% em sua produção, enquanto os maranhenses deverão crescer apenas 6,5%. “Com o crescimento que vem se verificando, acredito que em dois anos o Piauí já possa ser o segundo maior produtor de grãos do Nordeste”, avalia José Drummond de Carvalho.
Drummond acrescenta que o Piauí tem muito espaço para plantar e que esse não será um problema na hora de expandir as plantações no Estado. Segundo ele a análise aponta que, na safra atual, o Maranhão apresenta uma área plantada superior à do Piauí em 500 mil hectares, mas a distância entre os dois vem diminuindo ano após ano.
Para a próxima safra, só uma empresa deverá plantar 50 mil hectares de soja no município de Baixa Grande do Ribeiro. Na safra deste ano, pela primeira vez, a soja do Piauí alcançará uma produtividade de 3 mil quilos por hectare, o mesmo índice do Maranhão, mas na média geral de todos os produtos deverá ficar em 2.174 quilos por hectare, superior aos 2.025 quilos maranhenses. A Bahia, maior produtor do Nordeste, mantém a liderança com uma produtividade de 2.454 quilos por hectare.
Aline Damasceno