O programa Garantia Safra, executado no Piauí pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), começa nesta terça-feira, 10, o treinamento de 159 secretários municipais de Agricultura e outros 159 técnicos de prefeituras e do Emater, capacitando-os para a avaliação de perdas de safra, cujo documento é imprescindível para a liberação de recursos do seguro safra, em caso de prejuízos com as plantações.
São estes técnicos que vão confirmar ou não as perdas na lavoura provocadas pela seca deste ano. Só terá direito ao dinheiro do seguro safra o agricultor familiar que comprovar a perda de pelo menos 50% da lavoura. Com o prejuízo confirmado, cada agricultor atingido e cadastrado no programa terá direito a uma indenização no valor de R$ 680, pagos em quatro parcelas.
O treinamento começa por Paulistana, reunindo os municípios de Acauã, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Caridade, Curral Novo, Jacobina do Piauí, Patos do Piauí, Paulistana e Queimada Nova. Quarta-feira, na cidade de Picos, será a vez de técnicos dos municípios de Alegrete, Aroeira do Itaim, Caldeirão Grande do Piauí, Dom Expedito Lopes, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Itainópolis, Jaicós, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Padre Marcos, Paquetá, Picos, Pio IX, Santana do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava, São Luís do Piauí, Simões, Vera Mendes e Vila Nova.
Ainda na quarta-feira, na cidade de Oeiras, serão treinados técnicos de Cajazeiras do Piauí, Campinas do Piauí, Colônia do Piauí, Floresta, Isaías Coelho, Oeiras, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa, Santo Inácio do Piauí, São João da Varjota, Tanque do Piauí e Wall Ferraz.
No dia 12, o treinamento prossegue na cidade de Valença, com técnicos de Aroazes, Barra D’Alcântara, Francinópolis, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Lagoa do Sítio, Novo Oriente, Pimenteiras, Prata do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, São Félix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Valença do Piauí e Várzea Grande. Em São João do Piauí, no mesmo dia, serão treinados técnicos dos municípios de Bela Vista do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Conceição do Canindé, João Costa, Lagoa do Barro, Nova Santa Rita, Paes Landim, Pedro Laurentino, São Francisco de Assis do Piauí, São Miguel do Fidalgo, Simplício Mendes e Socorro do Piauí.
Dia 13, em São Pedro do Piauí, será a vez dos municípios de Agricolândia, Água Branca, Arraial, Barro Duro, Curralinho, Francisco Ayres, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Olho D’Água do Piauí, Palmeirais, Passagem Franca, Regeneração, Santo Antônio dos Milagres, São Pedro do Piauí e Teresina. Na mesma data, em São Raimundo Nonato, reúnem-se os técnicos de Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Guaribas, Jurema, São Braz, São Lourenço, São Raimundo Nonato e Várzea Branca.
No dia 17, em Bom Jesus, o treinamento prossegue com os municípios de Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Colônia do Gurguéia, Cristalândia, Curimatá, Currais e Riacho Frio. Dia 18, em Canto do Buriti, reúnem-se Brejo do Piauí, Canto do Buriti, Flores, Itaueira, Pavussu e Rio Grande do Piauí. Dia 19, em Floriano, será a vez de Guadalupe, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Floriano, São Francisco do Piauí e São José do Peixe.
O treinamento será encerrado dia 20, em Campo Maior, com as cidades de Alto Longá, Assunção do Piauí, Beneditinos, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Brasileia, Buriti dos Montes, Cabeceira, Cajueiro da Praia, Campo Maior, Castelo, Cocal, Cocal de Telha, Esperantina, Jatobá do Piauí, Joaquim Pires, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Luís Correia, Miguel Alves, Milton Brandão, Morro do Chapéu, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Santo Antônio, Pau D’Arco do Piauí, Pedro II, Piracuruca, São João da Serra, São João do Arraial, São José do Divino, São Miguel do Tapuio, Sigefredo Pacheco e União.
Piaui.pi.gov