A sustentabilidade é uma preocupação mundial nos últimos anos. A utilização dos recursos naturais de forma comprometida com as gerações futuras é uma ideia presente na maioria das discussões sociais e ambientais atualmente. Permeando esta ótica, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Piauí, realiza no dia 10 de abril o seminário “A sustentabilidade em Projetos de Assentamento – enfoque econômico, social e ambiental”.
O evento ocorrerá no auditório do Incra, em Teresina, a partir das 8h45. Além dos técnicos do Incra, o público-alvo são também os profissionais da área agronômica, social e outras áreas afins. O objetivo é propiciar aos participantes uma visão da importância para o Brasil da agricultura familiar e da inovação tecnológica, como componente indispensável para a viabilidade e sustentabilidade dos projetos de assentamentos.
A programação do evento contará com a apresentação de palestras, entremeadas por debates conduzidos por técnicos do Incra. O seminário inicia com a palestra “A importância da agricultura familiar para o Brasil”, a ser proferida pelo professor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Francisco Carlos Gândara.
A segunda palestra da manhã iniciará às 10h40 e terá com tema “Metodologia de transferências de tecnologias para a agricultura familiar”. O palestrantes será o engenheiro agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Norte), José Alves da Silva Câmara.
A programação prossegue à tarde, às 14h, com a palestra “Apicultura – realidade e oportunidades”, a ser proferida pelo professor do CCA da UFPI, Darcet Sousa. Em seguida, às 15h10, será a vez de “Caprinocultura/ ovinocultura – entraves e desafios”, com a palestrante Maria Elizabete de Oliveira, professora do CCA da UFPI.
A última palestra do dia, às 16h35, será “Alternativas tecnológicas para a agricultura familiar no estado do Piauí”, a ser proferida pelo pesquisador José Lopes Ribeiro, o zootecnicta Robério dos Santos Sobreira, e o engenheiro agrônomo José Alves da Silva Câmara, ambos da Embrapa Meio Norte.
O seminário “A sustentabilidade em Projetos de Assentamento – enfoque econômico, social e ambiental” será gratuito. As inscrições poderão ser realizadas antecipadamente, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , ou no dia do evento.
Piaui.pi