A assessoria do pré-candidato a prefeito por Floriano, Eneás Maia (foto), faz questionamentos sobre a última pesquisa publicada e direcionada a campanha eleitoral que será disputada este ano no mês de outubro.
Veja
Foi divulgada hoje pesquisa do Instituto Amostragem encomendada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação. Essa pesquisa mostra disputa acirrada entre os pré-candidatos a prefeito de Floriano com cinco nomes bem colocados disputando a sucessão do prefeito Joel Rodrigues (PTB). O advogado Gilberto Júnior(PSB) permanece na frente com 19,33% das intenções de voto. Gilberto que saiu do PMDB para se candidatar pelo PSB mantém um percentual parecido desde a primeira pesquisa realizada pelo Instituto Captavox em setembro de 2011, onde aparecia com 22%. Quem oscila nessa disputa é o candidato do PRB, o vereador e presidente da Câmara de Floriano Salomão Holanda. Na pesquisa de setembro ele aparece na frente com 24%, na pesquisa do BRVOX realizada em dezembro ele surge com 26%, no entanto, após perder o apoio do prefeito Joel Rodrigues que lançou Oscar como seu candidato o vereador sofre uma queda acentuada para 11% na pesquisa de Janeiro do Data Az. Nessa última do Instituto Amostragem reaparece em segundo com 16,67%.
Silas Freire(PMDB) também oscilou, surgindo com 12,8% em setembro na pesquisa do Captavox, aparecendo com 30% em dezembro no BRVox, sofrendo uma queda para 13,25% em Janeiro pelo Data Az. Nessa pesquisa do Amostragem aparece com 15%.
Em quarto na última pesquisa se encontra Oscar Procópio (PTB). Oscar apareceu em setembro com 12,6%, em dezembro com 11,67% e em janeiro demonstrou crescimento na pesquisa Data Az, aparecendo com 18%. Nessa última voltou a um patamar parecido das pesquisas anteriores 12,33%. Em seguida aparece Enéas Maia do PSDB.
Enéas vem em um crescimento progressivo. Não foi citado em setembro, apareceu com 4,67% em dezembro, com 7,5% em janeiro e agora cresce mais três pontos aparecendo com 10,33%. Como a margem de erro da pesquisa amostragem é de 5,54% pode-se dizer que os candidatos Enéas(PSDB), Oscar(PTB), Salomão(PRB), Silas(PMDB) e Gilberto(PSB) encontram-se empatados tecnicamente, mostrando assim uma grande disputa para as eleições municipais de Floriano neste ano.
Nessa pesquisa ainda foi pontuada a pré-candidata do DEM à Prefeitura de Floriano, Ana Cleide, com 5,67% das intenções de voto, seguida por Antônio Reis (PSDC), com 2,33%; e Joaquim Saraiva (PR) com 2%. Os indecisos somaram 10,67% e os que intencionam votar nulo ou branco representam 5,67%.
Na pesquisa espontânea a disputa parece ser ainda maior. O apresentador de TV Silas Freire e o vice-prefeito Oscar Procópio, ambos aparecem com 6,67% das intenções de voto. Em seguida, também empatados, Gilberto Júnior e Enéas Maia, com 4,33% das intenções de voto espontâneas. Salomão Holanda e o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, vêm com 3,67% das intenções de voto espontâneas. Joel Rodrigues não pode ser candidato por ter dois mandatos consecutivos e não ter mais direito à reeleição.
Também foram lembrados espontaneamente os nomes para prefeito de Edgar Fernandes, Joilson Rodrigues e Nelson Júnior, com 0,33% dos eleitores. Um por cento dos eleitores afirmaram, espontaneamente, votar no candidato apoiado pelo prefeito Joel Rodrigues.
É alto o índice de indecisão para prefeito de Floriano. João Batista Teles diz que quando não são estimulados os nomes dos pré-candidatos a prefeito de Floriano, o percentual de eleitores que sabem ou não querem opinar sobre a sucessão municipal alcança 60,67%. Os que pretendem não votar ou votar em branco totalizam 7,67% dos entrevistados.
ENÉAS MAIA TEM A MENOR REJEIÇÃO
A pesquisa também mostrou o pré-candidato Enéas Maia do PSDB com a menor rejeição entre os outros. Ele aparece com 10%. Oscar Procópio e Joaquim Saraiva são os pré-candidatos a prefeito de Floriano com os maiores índices de rejeição dos eleitores, mostra a pesquisa do Instituto Amostragem - Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.
Oscar Procópio tem 32,67% de rejeição entre os eleitores de Floriano, seguido de Joaquim Saraiva, com índice de 30,67%. Cinco pré-candidatos – Ana Cleide, Gilberto Júnior, Silas Freire, Salomão Holanda e Antônio Reis – estão tecnicamente empatados no índice de rejeição para a Prefeitura de Floriano.
Ana Cleide tem 15,67% de rejeição; Antônio Reis, Salomão Holanda, têm rejeição de 14% de rejeição dos eleitores. Gilberto Júnior tem 13,67% de rejeição. Os eleitores que não quiseram ou não souberam a quem rejeitar para prefeito de Floriano totalizaram 12% e os que intencionam votar nulo e branco são 3% e que se manifestaram afirmando não rejeitar somaram 3,67%.
O professor João Batista Teles esclarece que a soma dos percentuais de rejeição não é de 100% por um eleitor pode rejeitar mais de um nome de pré-candidato.
Na pesquisa do Instituto Amostragem - Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte os eleitores foram estimulados para responder a seguinte pergunta: “a vontade do senhor ou da senhora em votar em um candidato a prefeito de Floriano, aumenta, não muda ou diminui se ele tiver o apoio do prefeito Joel Rodrigues (PTB), do governador Wilson Martins (PSB) ou do senador Wellington Dias (PT)?”.
O percentual de eleitores que responderam que a vontade de votar no candidato a prefeito aumenta é de 50% para o senador Wellington Dias; 26,67% para o governador Wilson Martins e 22,33% para o prefeito Joel Rodrigues.
O percentual de resposta de que a vontade diminui quando o candidato tem o apoio do prefeito Joel Rodrigues é de 35,33%. Este percentual para o governador Wilson Martins é de 25,33% e para o senador Wellington Dias é de 10,37%
Quadro das últimas quatro pesquisas realizadas em Floriano:
(captavox) (BRVox) (Data Az) (Amostragem)
PESQUISA: SETEMBRO DEZEMBRO JANEIRO FEVEREIRO
GILBERTO 22% 9,33% 21,25% 19,33%
OSCAR 12,6% 11,67% 18% 12,33%
SALOMÃO 24% 26,67% 11,50% 16,67%
SILAS 12,8% 30,00% 13,25% 15,00%
ENÉAS ------ 4,67% 7,5% 10,33%
Assessoria
Da redação