Não é só a estiagem na região Sul do Piauí que preocupa o Governo do Estado. O início do período chuvoso na região Norte também deixa as autoridades da administração estadual com o sinal de alerta ligado. Na próxima quarta-feira (15), técnicos da Secretaria Estadual da Defesa Civil participarão de uma reunião no Ministério da Integração, cujo objetivo é discutir um plano de contingência de enchentes no país.
De acordo com o diretor da Unidade da Defesa Civil da Secretaria Estadual da Defesa Civil, Jerry Herbert, quatro municípios piauienses serão contemplados com o plano. "No Piauí, quatro cidades localizadas em áreas de risco serão incluídas no plano. São elas Barras, Campo Maior, Esperantina e Teresina", informa.
Na última semana, o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, destacou o papel da população para evitar desastres naturais. O objetivo do Governo Federal é incentivar a cultura da prevenção no país.
Humberto Viana destacou que, em áreas afetadas por fortes chuvas, as autoridades municipais devem elaborar projetos que tenham condições de ser imediatamente aceitos. O secretário nacional de Defesa Civil também informou que todos os municípios que sofrem transtornos por causa do clima já podem se cadastrar nas agências do Banco do Brasil para receber o cartão da Defesa Civil, que permite o uso de recursos públicos com rapidez e transparência.
O cartão pode ser usado para o pagamento de despesas relacionadas às ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais como aquisição de água potável, colchões e cestas de alimentos.
Com informações do piaui.pi