• roma.png
  • vamol.jpg

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, Chico Lucas, esteve em reunião com o comandante do 25º Batalhão de Caçadores do Piauí, tenente-coronel Nixon Frota, para discutir parcerias entre as duas instituições.

chicolucas

O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (24).

Na oportunidade, o tenente-coronel Nixon conversou com o presidente da Ordem sobre a organização do Simpósio de Direito Militar, que terá como objetivo incitar o debate, incentivando novos juristas para que se especializem na área, ainda pouco explorada no mundo jurídico. O projeto faz parte de uma série de eventos que estão sendo realizados pela comemoração do centenário do 25BC.

O evento deverá reunir as forças do Exército Brasileiro, representado pelo 25BC, e da Polícia Militar do Piauí (PM), além da OAB-PI, estendendo o convite ao Tribunal de Justiça do Piauí e à Advocacia Geral da União (AGU). O simpósio tem realização prevista para o próximo dia 14 de junho (quinta-feira) no auditório da OAB-PI, que tem capacidade para até 500 pessoas. A programação contará com palestrantes renomados na temática do Direito Militar.

O 25 BC, como é mais conhecido, completou, em janeiro deste ano, cem anos de atuação oficial no Piauí. A unidade, do tipo II do Exército Brasileiro, foi criado em 1918, oriundo do antigo 44º Batalhão de Caçadores e subordinada a 10ª Região Militar do Exército Brasileiro.

Além da discussão sobre a realização do simpósio, o presidente Chico Lucas teve a oportunidade de conhecer o Gerente do Projeto Rondon, Coronel Hidenobu Yatabe, que apresentou a proposta de realização de ações para o Piauí.

Desenvolvido desde a década de 60 pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, o Projeto Rondon contribui para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes. O projeto também deverá ter o apoio da OAB-PI.