Ao tomar posse como ministro da Educação na tarde desta terça, 24, Aloizio Mercadante deu um conselho ao sucessor na pasta da Ciência e Tecnologia, o cientista Marco Antônio Raupp.
Mercadante disse a Raupp, que exercia o cargo de diretor da Agência Espacial Brasileira, que, ao apresentar um projeto, não tente convencer a presidente Dilma Rousseff se ela fizer crítica à proposta.
"Queria dar um conselho, Raupp, dos despachos com a presidenta. Toda vez que você levar um projeto, ele vai ser desconstituído", declarou o ministro, que deixou a Ciência e Tecnologia para assumir a Educação no lugar de Fernando Haddad, que disputará a Prefeitura de São Paulo como candidato do PT. Mercadante disse a Raupp para não tentar convencer Dilma. Segundo afirmou, ela submeterá o projeto a um "espancamento" para verificar se "fica de pé".
"Volte para casa, junte a equipe, trabalhe intensamente e volte a apresentar o projeto", afirmou. "É exatamente assim. Os ministros sabem que estou dizendo a mais absoluta verdade. E isso é atitude de quem tem compromisso com o gasto público", disse.
No início do discurso, Mercadante fez um agradecimento ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que compareceu à cerimônia e sentou ao lado da presidente Dilma Rousseff. "Tem um significado muito especial a sua presença hoje [Lula]. Nós começamos juntos quando este projeto era apenas um sonho", afirmou.
G1