• roma.png
  • vamol.jpg

Nas eleições de 2010, um milhão de pessoas já usaram o processo de votação por meio da biometria. Esses eleitores correspondem a sessenta municípios brasileiros.  Para as eleições de 2012 a meta do Tribunal Superior Eleitoral é alcançar mais de 10 milhões de eleitores e mais de seis milhões de pessoas começaram a fazer o recadastramento desde o segundo semestre  de 2011.


A biometria é uma tecnologia que permite que o eleitor seja identificado por meio da impressão digital na hora de votar. O grande diferencial é que ela leva ainda mais segurança ao processo eleitoral brasileiro, uma vez que, por meio da biometria, não existe o menor risco de alguém votar no lugar de outra pessoa, já que as impressões são únicas.  Várias cidades brasileiras já estão fazendo o recadastramento dos eleitores, entre os quais, o município de Floriano que tem hoje 39.877 eleitores, isso de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


No município florianense o processo de recadastramento está sendo realizado no Terminal Turístico,  Cais da Beira-rio e está envolvendo vários profissionais da Justiça Eleitoral. Milhares dos quase 40 mil eleitores florianenses já se manifestaram para realizar o processo que deve ter o enceramento dia 16 de fevereiro, ou seja, em menos de trinta dias.

 

No local, onde o eleitorado está procurando fazer o recadastramento tem tido boa procura e em determinados dias, filas tem se formado. Uma das responsáveis pelo processo de recadastramento é a servidora da Justiça florianense, Margareth Alacoque.  Ela esteve solicitando às pessoas que não deixem para a última hora para que não haja tumulto, e dessa forma, não seja causado qualquer tipo de constrangimento.


Da redação

IMAGEM: piauinoticias.com