A Comissão Organizadora de Eventos de Floriano (COEF) reuniu nesta segunda-feira (16/01), os parceiros que ajudam a fazer o carnaval da Princesa do Sul. Na oportunidade o presidente da COEF, vice-prefeito Oscar Procópio falou sobre a proposta do município na realização do carnaval, destacando a tranqüilidade da festa, resultado da organização e do trabalho em parceria. “Temos um carnaval tranquilo, organizado, e isso é resultado do trabalho desses parceiros que estão aqui”, disse Oscar Procópio. “Estamos felizes porque a cada ano podemos contar com essas parcerias, e assim juntos este ano, queremos realizar o melhor carnaval de todos os tempos”, concluiu.
O prefeito Joel Rodrigues também falou no encontro ressaltando a importância do evento para o município. “Carnaval não é só diversão, mas também é uma festa que aquece a economia do nosso município. A nossa missão é disponibilizar a estrutura necessária, e isso estamos fazendo, para que mais uma vez tenhamos o melhor carnaval do Piauí”, disse Joel.
A secretária de cultura Silvia Neres apresentou o formato da festa, que este ano vem com o tema “O Carnaval dos Carnavais”. A proposta é fazer um resgate dos carnavais passados realizados pela gestão Joel Rodrigues.
De acordo com a programação o lançamento do carnaval com a escolha do rei e rainha vai ser dia 27 de janeiro. No dia 11/02 vai ser o defile da Banda Malandra e dos blocos Chega Chia e Futukana.
O Plano para garantir a tranqüilidade da festa foi apresentado na reunião, e é resultado do entendimento dos órgãos de segurança do município, que estão preparados para promover a tranqüilidade dos foliões. De acordo com o planejamento as polícias darão segurança nos arrastões, nos desfiles na avenida Getúlio Vargas, nos percursos dos blocos alternativos, além da beira-rio onde serão montadas plataformas de segurança em pontos estratégicos. Ainda será feito pela polícia militar, o policiamento a pé, com viaturas, cavalaria, motorizado, além de uma delegacia móvel.
O trabalho envolve também o corpo de bombeiros que estará disponível para qualquer eventualidade com serviços de busca e salvamento, e combate a incêndios. Ao todo a PM vai trabalhar com um efetivo de aproximadamente 200 policiais, contando com o reforço da capital, que está sendo pleiteado pelo comando do 3º BPM. A Polícia Rodoviária Federal também vai atuar com viaturas em pontos estratégicos da cidade nas rodovias que cortam a zona urbana do município.
A Secretaria Municipal de Saúde também apresentou um plano de atividades que inclui ações de prevenção e assistência. O trabalho envolve o SAMU que disponibilizará UTI móvel e unidades básicas dando cobertura aos foliões concentrados nos pontos de folia, vigilância sanitária, CTA com campanha educativa e distribuição de preservativos, controle de endemias com borrifação nos pontos de concentração das escolas de samba, Estratégia Saúde da Família dando suporte técnico de enfermagem nos eventos, além de palestras no período pré-carnaval, entre outras.
O Hospital Regional Tibério Nunes também apresentou seu plano de ação e vai contar com 4 ambulâncias, reforço da equipe médica e enfermagem, apoio logístico ao SAMU, criação de Unidade de Cuidados Intermediários, etc.
Divulgar o carnaval de Floriano Piauí afora também é uma preocupação da COEF. O assunto foi abordado na reunião, ocasião em que o secretário de comunicação professor Joab apresentou o plano de mídia, que inclui divulgação em rádios, TVs local e regional, jornais, outdoors em Floriano, Teresina e Picos.
SECOM