• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
governadorO governador Wilson Martins inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 30, o assentamento Tinguis, no município de Itaueira. O assentamento, que beneficia  35 famílias de agricultores rurais, foi implantado através da linha de crédito fundiário de Combate à Pobreza Rural (CPR), da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR).


No total, foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões, mas Rui Cipriano, coordenador do Crédito Fundiário da SDR, explica que os assentados pagarão, em pequenas parcelas, apenas uma pequena parte do investimento. “Eles aqui pagarão somente a terra. Toda essa infraestrutura, com moradia, abastecimento de água e de energia elétrica, vem na forma de fundo perdido, ou seja, não pagarão um centavo por isso. Os assentados pagarão somente a terra. Pagando a terra em dia ainda há um abatimento que pode chegar até 75%”.


Valdimiro Justiniano da Silva, presidente da Associação do Assentamento Tinguis, contou que o processo para aquisição das terras teve início no ano de 2006, através do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Itaueira. “Já estamos aqui há um ano, todos felizes, fazendo nosso trabalho, plantando em nossas terras e cuidando da nossa família”.


Os moradores pediram um pouco mais de atenção ao governador para estruturas que amenizem o período de estiagem. “Precisamos que o governo nos dê mais uma força porque, este ano, a falta de chuva prejudicou nossa safra”, solicitou a assentada Maria do Carmo.


Sensibilizado com o pedido, o governador disse que buscará soluções para o assentamento e lembrou-se da recente parceria com o Governo Federal. “Nós estamos tratando da seca junto com o Ministério da Integração. Vamos perfurar poços, fazer barraginhas, adutoras. Vamos trabalhar não apenas no período da seca. Já liguei para a Codevasf para mandar uma equipe, justamente nesse período, para fazer uma análise”, explicou o governador.


Wilson Martins elogiou a infraestrutura local, ressaltando a qualidade da água e da produção animal, além da assistência técnica da qual irão dispor. “Essas pessoas antes moravam em casas de taipa ou de favor e agora tem casa com um pedaço de terra para produzir”. Diante de todos, o governador ainda solicitou que a SDR trabalhe um programa para a manutenção do assentamento, que ajude com a produção.



Da redação