• roma.png
  • vamol.jpg

As Unidades Básicas Avançadas de Saúde (Ubas) tem fortalecido o serviço de saúde no interior do Piauí. Estas unidades contam com consultórios médicos e odontológicos, salas de enfermagem, recepção com espaço amplo, farmácia, sala de educação em saúde, sala de vacinação e nebulização, sala de pré-parto/parto/pós-parto, além de leitos de observação masculina e feminina e, são vinculadas à Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi).


“A meta é inaugurar 60 Ubas em todo o Estado e, assim, dar assistência ao Programa Saúde da Família nestes municípios. A existência dessas unidades descentraliza o atendimento e os moradores de cada localidade ganham muito por não ter que se deslocarem para Teresina para receber atendimento básico”, explica Telmo Mesquita, diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi.


Nos municípios de Aroeira do Itaim, Barra D’Alcantara, Belém do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Campinas do Piauí, Domingos Mourão, Lagoinha do Piauí, Milton Brandão, Murici dos Portela, Novo Santo Antônio, São José do Divino e Vera Mendes, as unidades já foram inauguradas e em outros 15 municípios os equipamentos foram entregues e instalados


.“Estas Ubas têm papel importante pelo suporte que oferecem a cada localidade. Se este atendimento funciona bem, atendendo as necessidades básicas, garantimos a eficiência no sistema de saúde”, ressalta o diretor, Telmo Mesquita.


Nestas Unidades Básicas Avançadas de Saúde são realizados, ainda, acompanhamento de diversos programas que ajudam no controle de doenças, como a hipertensão, tuberculose, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis e aids.  Nas Ubas, podem ser realizados, inclusive, partos normais, em situações que não ofereça risco para a gestante nem para o bebê. “Com a sala de pré-parto, parto e pós-parto e de assistência ao recém-nascido, partos naturais podem ser realizados com segurança”, destaca Telmo Mesquita.



Novas unidades serão inauguradas nos próximos meses. Estão previstas para o mês de abril, as Ubas nos municípios de Pau D’arco e Betânia; e no mês de maio, em Massapê, Caridade, Pedro Laurentino e Queimada Nova. A construção do prédio e os equipamentos utilizados nas Ubas são financiados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), e a administração das unidades é de responsabilidade da prefeitura do município.


piauí.pi