• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

reuniaoOs indícios de uma grave seca no Semiárido piauiense levaram o governador Wilson Martins a criar um fórum especial para rigoroso acompanhamento do problema. A intenção é reunir órgãos dos governos estadual e federal e representantes dos municípios, para monitoramento do quadro de estiagem e antecipação de medidas que atenuem o drama, sobretudo dos pequenos agricultores.

 

A decisão de criar o fórum permanente foi tomada na reunião que o governador realizou, nessa terça-feira, 28, no Palácio de Karnak. Além de Wilson Martins, a reunião contou com representantes das secretarias do Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Defesa Civil, do Emater, Codevasf, IBGE e Ministério da Agricultura. A APPM também foi convidada a participar da reunião, assim como para fazer parte do fórum.

 

“É uma situação que nos preocupa porque as perspectivas são muito dramáticas”, disse o governador. No Semiárido, o inverno praticamente não se manifestou, assim como na parte Norte do Estado as precipitações tardaram e também estão em índices aquém da média. Além disso, até agora os produtores do Semiárido não puderam plantar, apontando para perdas próximas a 100%.

 

Os dados da Conab indicam que nos Cerrados não deve ter perdas na safra, já que o inverno na região foi normal e houve aumento da área plantada. Mas a perspectiva para o Semiárido é muito preocupante, já que as chuvas praticamente inexistiram. Mesmo tendo sementes selecionadas distribuídas pelo governo, os agricultores não tiveram como plantar. “Distribuímos meio milhão de quilos de sementes selecionadas, mas o agricultor não teve estímulo para plantar”, lamentou-se o governador.

 

Para ele, o fundamental agora é estar atento ao problema para que os efeitos sobre a vida dos sertanejos seja o menos dramático possível. “Este fórum será fundamental para um acompanhamento minucioso do problema e para a adoção de medidas que assegurem uma situação a mais confortável possível, sobretudo para o pequeno agricultor que ficará sem ter o que colher”, destaca o governador.


CCom