• roma.png
  • vamol.jpg
A proximidade das eleições está intensificando os diálogos com os representantes dos partidos. O deputado estadual Firmino Filho (PSDB), que preside o Diretório Municipal do PSDB em Teresina, por exemplo, aproveitou o período de recesso das atividades legislativas para buscar o apoio do DEM para as eleições municipais em Teresina.


Firmino se reuniu com o presidente do DEM Estadual, José Maia Filho, o Mainha, e também o presidente do Democratas em Teresina, Nilson Cavalcante (DEM), para "estreitar a conversa" com vistas à repetição da união das duas siglas no pleito municipal da capital. "O PSDB vai conversar com todos os partidos, exceto o PT e o PTB. Com o DEM, fomos estreitar essa conversa para que a coligação com o partido possa se concretizar", comentou Firmino.



A confirmação também foi dada por Mainha. Segundo ele, o processo de diálogo foi iniciado, apesar de ainda não haver concretizações e definições. "Conversamos e estamos em processo de diálogo, mas não há nada consolidado. O PSDB e o DEM já estiveram unidos nas últimas eleições e uma aliança pode acontecer", admitiu.


O DEM busca uma coligação que possibilite eleger pelo menos dois vereadores em Teresina. Para isso, lançará uma chapa com 54 pré-candidatos. O partido perdeu suas principais lideranças com a criação do PSD. A sigla, que possuía dois deputados federais (Júlio César e Hugo Napoleão), um senador (Heráclito Fortes), dois deputados estaduais (Edson Ferreira e Juraci Leite) e um vereador (Ronney Lustosa), perdeu as lideranças para o novo partido. Agora, a agremiação traça as estratégias para se recompor e sair fortalecido em 2012.


Para o PSDB, a aliança com o DEM é a que está mais próxima. Os tucanos apostam na aliança para sair do isolamento ensaiado por outros partidos e retomar a Prefeitura de Teresina, cujo comando foi dos tucanos por quase 20 anos. O PT, por exemplo, já afirmou que "a estratégia é derrotar o PSDB". Já o PCdoB prega a união dos partidos que deram sustentação à candidatura do governador Wilson Martins (PSB).



Jornal O Dia