O Piauí ocupa o primeiro lugar no Nordeste e o terceiro no Brasil em insegurança alimentar. A informação trazida à Câmara Municipal de Floriano pelo vereador Dessim Almeida, na sessão desta segunda-feira, 20, tem como fonte a pesquisa por amostragem domiciliar contínua do IBGE, que aponta que 39,3% dos domicílios piauienses sofrem com insegurança alimentar.
Para Dessim Almeida, o dado é preocupante e contrasta com os avanços apontados nos 203 anos de aniversário do Estado, comemorado ontem, dia 19. “Motivos teríamos para comemorar se o Governo Estadual, depois de tantos anos à frente da máquina administrativa, tivesse erradicado a fome dos nossos domicílios”, desabafou Dessim.
Segundo o parlamentar, dos quase 40% de domicílios que sofrem com a insegurança alimentar, 10% sofrem com a fome propriamente dita. “A insegurança alimentar é a falta do essencial na casa do piauiense, do mínimo para a sobrevivência. Enquanto houver piauiense passando fome, não há o que comemorar em nosso estado. Essa deve ser a principal meta a ser conquistada por um governo”, asseverou.
Ascom