• IMG_2987.png
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Ações para minimizar efeitos da seca somam mais de R$190 milhões, afirma deputado

As ações do Governo do Estado no enfrentamento à estiagem que tem atingido centenas de cidades do Piauí foram relatadas pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Francisco Limma (PT), durante a sessão plenária desta quarta-feira (10). O parlamentar detalhou investimentos de cerca de R$192 milhões que foram feitos nos últimos dois anos, envolvendo parcerias com o Governo Federal.

O Plano Água e Vida, que faz o enfrentamento da estiagem, está chegando à segunda etapa. Construção de adutoras, barragens, poços, sistemas de abastecimento, cisternas, barreiros, trincheiras, entre outras infra estruturas fazem parte das ações desenvolvidas pelo Executivo, segundo Limma. Ele ainda enumerou que milhares de piauienses em centenas de municípios têm sido beneficiados por essas obras, que também envolvem apoio do Governo Federal, como no caso do Programa Água Doce.

O deputado acrescentou que é necessário investir em atividades econômicas que contribuam com a convivência dos piauienses com o clima semiárido. Limma citou a promoção da apicultura, das feiras da agricultura familiar e a distribuição de raquetes de palma como iniciativas importantes para a população da região.

“Esse não é apenas um plano de obras, é a garantia de que cada investimento vai transformar em esperança, em vida digna e em um futuro melhor para essas famílias piauienses que há muito tempo sofrem os efeitos da estiagem. O nosso mandato seguirá percorrendo o Piauí, apoiando essas iniciativas, fiscalizando o resultado e ajudando a desembaraçar projetos e recursos em benefício dessa população que sofre com a seca”, disse Limma.

A demanda por essas ações tem sido o que o parlamentar mais tem ouvido em suas viagens pelo estado. Ele relatou que percorreu municípios do norte e do sudeste do Piauí e em todos a população está preocupada com a estiagem. O principal problema é a falta de água para atividades econômicas como agricultura e pecuária. 

O vice-presidente da Alepi conclamou os demais parlamentares a focarem no enfrentamento aos efeitos da estiagem. Ele citou como exemplo o debate que Franzé Silva (PT) tem feito pelo canal piauiense de transposição do Rio São Francisco e disse que nas audiências sobre a Lei Orçamentária Anual de 2026 o problema deve ser considerado porque os efeitos dele vão ser sentidos nos próximos anos.

Nícolas Barbosa - Edição: Katy