A situação relatada pela moradora da comunidade Vereda Grande, na zona rural de Floriano, é realmente preocupante. Segundo o vídeo divulgado, ela acusa Marcos Reis, filho do prefeito Antonio Reis, de ter condicionado a liberação do carro-pipa apenas após o encerramento das festividades do aniversário da cidade.
Enquanto isso, relata a denunciante de nome Francisca (Chiquinha), os moradores enfrentam uma escassez severa de água, chegando ao ponto de tomar banho apenas uma vez por dia e transportar água em baldes e latas (carinho de mão), até mesmo na cabeça.
Há outros registros anteriores sobre a dificuldade de acesso à água, nesse período, na zona rural de Floriano. Em especial, a comunidade Vereda Grande já foi mencionada em reportagens como uma das mais afetadas pela seca, com açudes secos.
Conforme informações o Sindicato dos Trabalhadores Rural-STR tem feito apelos para que o município declare estado de emergência, mas segundo relatos, isso ainda não aconteceu. O último inverno foi com poucas chuvas, o que agrava ainda mais a situação da falta de água na área rural.
Se esse vídeo foi enviado com exclusividade ao Piauí Notícias, onde aparece o senhor Sérgio chegando em casa com um carrinho de mão e umas vazilhas cheias de água. Mas a denúncia reforça a urgência de medidas concretas para garantir o abastecimento de água às comunidades rurais.
OUTRO LADO
O Piauí Notícias está procurando ouvir alguém da gestão e próprio Marcos Reis, já que ele é citado.
Atualizado às 16:30h
O Ivan Nunes, colaborador do Piauí Notícias, como tem o contato do Marcos Reis, mandou a mensagem para ele, mas ele não respondeu se iria se manifestar ou não à respeito. No entanto, o secretário de Joilson Rodrigues, de Desenvolvimento Rural, se manifestou. Aguarde.
Da redação