A Prefeitura de Amarante, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou a 1ª Conferência da Igualdade Racial no município nesta segunda-feira (30). O evento tem como objetivo promover debates sobre igualdade, democracia, reparação e justiça social, abordando questões fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
A Conferência é uma oportunidade para reunir representantes da sociedade civil, autoridades, ativistas e especialistas em um espaço de diálogo que visa à elaboração de propostas concretas para enfrentar as desigualdades raciais na região. Maria Assunção Sousa de Aguiar, superintendente de Igualdade Racial e Povos Originários do Governo do Estado do Piauí, participou como conferencista.
O evento contou com a participação de várias esferas da comunidade, incluindo secretarias, autoridades e também representantes do Quilombo Mimbó, que é símbolo da resistência afro no Piauí.
O prefeito Adriano Silva conta que está orgulhoso da Conferência. “Este evento é um marco para Amarante, pois colocará em pauta temas importantes que precisam ser debatidos em nível local, regional e nacional, como as políticas públicas voltadas à igualdade racial e os desafios históricos enfrentados pela população negra. Eu, como negro, sinto-me representado”, destaca.
A programação incluiu palestras e debates, com enfoque em temas como políticas afirmativas, acesso igualitário à educação, saúde e mercado de trabalho, além de iniciativas que valorizem a cultura e a história das comunidades negras. O empreendedorismo voltado para a comunidade afrodescendente também foi uma pauta trabalhada no evento.