O deputado estadual Gustavo Neiva (Progressistas), repercutiu nesta terça-feira (20) os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), divulgados pelo IBGE, que mostram aumento da taxa de desemprego em 12 das 27 unidades da federação no primeiro trimestre de 2025.

gustavoneiv
O Piauí registrou o maior crescimento percentual no índice, passando de 7,5% para 10,2%. Com isso, cerca de 145 mil piauienses estão atualmente desempregados, de acordo com o levantamento. O Estado figura com a terceira maior taxa de desemprego do país, além de também ocupar o terceiro lugar no ranking da informalidade.


“É realmente preocupante, uma taxa elevada. Essa é a terceira maior taxa de desemprego dentre os estados brasileiros. O Piauí está com a terceira maior taxa de pessoas desempregadas, como também a terceira maior taxa de pessoas que estão na informalidade”, alertou Gustavo Neiva durante pronunciamento no plenário.


O parlamentar cobrou do Governo do Estado uma agenda econômica voltada à geração de empregos formais e à inclusão produtiva da população economicamente ativa. “Eu acho que o Governo do Estado tem que se preocupar com esses índices, com esses percentuais. É uma grande massa de trabalhadores na idade de trabalho, na idade útil, e não têm emprego. Essa é uma vertente que o governo do Estado tem que trabalhar: buscar o crescimento do Estado do Piauí, incentivar a economia para que a gente possa gerar emprego para acomodar essa grande massa”, concluiu.