O líder do Governo na Assembleia, deputado Dr. Vinícius (PT), repercutiu, no grande expediente da sessão plenária desta segunda-feira (17), reportagem do Jornal O Globo sobre o tempo médio de espera na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), publicada no domingo (16). “O Piauí brilhou como exemplo para o Brasil. O menor tempo de espera do país foi o Piauí, hoje com 10,8 dias para uma consulta”, frisou.
“O Piauí se torna essa referência nacional e comprova que a descentralização da saúde, a utilização de recursos na descentralização e a implantação do programa 'Piauí Saúde Digital' trouxe um resultado histórico, verdadeiro, e que a gente tem realmente uma mudança na vida do nosso povo”, comemorou.
De acordo com o parlamentar, o presidente Lula aumentou o orçamento destinado à Saúde, mas isso, por si só, não seria suficiente. “O Piauí tem mostrado que a solução passa não apenas por orçamento. Ela passa por capacidade de gestão, uso de tecnologias, envolvimento de equipes, e isso não seria possível se não fosse um trabalho conjunto. [...] A ligação entre o estado, o município e a União é fundamental pra que a gente tenha esse bom resultado", avaliou.
Dr. Vinícius destacou ainda a atuação da Assembleia Legislativa do Piauí na aprovação de leis importantes para a saúde piauiense. “A gente aqui fica orgulhoso porque essa Casa tem tomado as decisões mais importantes para garantir celeridade ao atendimento médico, de consultas, exames e de tratamento de alta complexidade”, concluiu.